Noticias

A STAYGREEN procura parceiros

A STAYGREEN Investments encontra-se actualmente à procura de parceiros para escuar a sua produção.Parceiros estes que devem ter experiência nas três áreas da agricultura à qual a STAYGREEN se vai dedicar, ou seja, no escuamento de kiwis, mirtilos e mel.

A STAYGREEN procura parceiros a nivel nacional como internacional.

 

CONFERÊNCIA Política Agrícola Comum 2014-2020 – Decisões Nacionais

Na sequência do acordo das negociações da regulamentação base da Política Agrícola Comum para o período de programação 2014-2020 e do debate alargado que tem vindo a efetuar-se sobre os futuros instrumentos de apoio, é da maior importância a apresentação pública das decisões nacionais no âmbito do 1º e do 2º pilar.

Para o efeito será realizada uma Conferência para apresentação das decisões nacionais no âmbito da PAC 2014-2020, nas instalações do CNEMA (auditório principal) em Santarém, no dia 9 de junho.

PDR abre candidaturas a partir de 15 de Novembro

As candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 (PDR 2020, que vai substituir o Proder) vão estar abertas a partir de 15 de Novembro. Assunção Cristas, ministra da Agricultura, efectuou este anúncio a 12 de Setembro, na feira Agroglobal – e já o tinha feito na manhã desse dia, na “escola de quadros” do CDS-PP. Embora ainda não se saiba quando é que o PDR será aprovado, a ministra referiu que a proposta portuguesa conta com cerca de 400 comentários – «abaixo da média, que é de cerca de 500», salientou –, aos quais o Ministério já está a responder.

Quanto ao Proder, Assunção Cristas afirmou que o programa já tem um grau de execução de 88% e que se espera que atinja os 92% no fim de 2014. A ministra assinalou ainda que «a vontade de investir existe» («temos 8.000 candidaturas em carteira») e que o PDR 2020 já conta com «2% de execução» – no âmbito do período de transição entre programas negociado com a União Europeia, foram aprovadas candidaturas com as regras do Proder e financiadas com fundos do PDR. As candidaturas estão «em pausa» desde 30 de Junho, dada a «avalanche» de 1.600 candidaturas mensais, estando em avaliação se voltarão a abrir.